Executivo da União de Freguesias de Margaride "validado"

Ministério Público arquiva queixa do PSD sobre lei da paridade que os social-democratas alegavam que não estava a ser cumprida 

O Ministério Público arquivou a queixa apresentada pelo PSD sobre a eleição do executivo da União de Freguesias de Margaride, Várzea, Lagares, Varziela e Moure.

O principal partido da oposição alegava que não tinha sido cumprida a lei da paridade, o que resultava numa ilegalidade que o MP não confirmou.

Desta forma,  o executivo, que foi eleito em Assembleia de Freguesia após as Autárquicas de 2021, será composto por José Lemos e quatro mulheres.

O PSD argumentava que tal não podia ser, por causa da lei da paridade.

Na instalação dos eleitos, a maioria Sim Acredita elegeu quatro elementos do sexo feminino para o executivo quando a lei estabelece que têm de ser dois homens e duas mulheres.
Por indisponibilidade, manifestada por escrito, dos elementos masculinos da lista, José Lemos, presidente da União de Freguesias, convidou Eduardo Teixeira e José Moreira,  do PSD, para integrar o elenco, mas na votação uninominal foram rejeitados pela Assembleia de Freguesia,  pelo que foi apresentada uma lista com José Lemos e quatro mulheres, que mereceu aprovação do órgão.

O PSD contestou, alegando que a lei da paridade não estava a ser cumprida, remetendo os factos para o Ministério Público que, agora, arquivou o processo. 

Recorde-se que o PSD sofreu uma derrota por números expressivos na maior União de Freguesias do cocnelho nas Autárquicas de 2021. 
 
 

Programação do dia

Morada:

Rua Dr. Basílio R. Leite de Vasconcelos, Margaride

replicas relojes
Telefone:
255318721 (custo chamada para a rede fixa nacional
Discos pedidos:
255 318 725 (custo chamada par rede fixa nacional)
Email:
geral@radiofelgueiras.pt